terça-feira, 23 de outubro de 2007

A ler...

Estou "a ler" com o que tenho para ler! Ainda ontem na radio estava a ouvir que o hábito de leitura em Portugal aumentou este ano,e eu,que tenho tentado ganhar este hábito não estou a ter muito sucesso. Duas páginas e o sono consome-me de imediato. De Jacques Le Goff a Marc Augé, passando por José Mattoso e o seu volumoso II Vol. da História de Portugal, nem um que me mantêm desperta! Será por ser leituras que tenho como obrigatórias? Será falta de concentração? Uma questão de treino? Não faço ideia...


"Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa... "


Fernando Pessoa

7 comentários:

Evaluna disse...

olha miuda akilo k dizes é bem capaz de ser mesmo assim. Há muitos muitos anos, kuando aki a kota andava na faculdade sentia a mesma coisa, ou melhor o stress e a urgência de ter ke ler um monte de obras tirava-me muitas vezes o verdadeiro prazer da leitura, ke é afinal o grande objectivo k um livro deve conter. Claro k nos ensinam muitas coisas mas o bom mesmo da leitura é aprendermos kuase sem nos darmos conta disso pelo prazer k sentimos pela leitura em si.No meu caso o curioiso é k assim k terminei a fakuldade fui a correr pegar nakelas obras todas e lê-las sem timings prédefinidos e stressantes.
E olha ke eu, não sendo fã de Pessoa, axo piada a esse poema.
há um outro dele tb mto giro, kom uma mensagem diferente mas giro
é assim
kero
terei
senão aki
noutro lugar ke
ainda n sei
nada perdi
tudo serei! (ke tal?)

AGORA...
o grande desafio deste coment é a menina descobrir
Kem eu sou!!!
ok se acertares ganhas um doce!
bjokas

Hélice in Neverland disse...

axo k sei kem é..a a mumy mais elegante entre beja e baleizao?????????? que tem 4 folhotes lindos e espectaculares????

Evaluna disse...

4 filhotes lindos e espectaculares - afirmativo

a mummy mais bla bla - eh nem por isso

bjokas
tás a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo?
foi isso k eu percebi
se assim é Good Luck
ei e k tal de amores? tdo bem?
óptimo
beijos

Hélice in Neverland disse...

sim..a minha sorte é k tenho um horario liberal pk este semestre tenho aulas a semana inteira em lisboa. mas é o ultimo do mestrado acaba em janeiro e dps só falta a tese.

O Amor também está bom!

bjks

Evaluna disse...

ainda bem k tá tdo sob controle
bjokas

Papinhas disse...

Bem, vou-te recomendar um livro bastante conheçido e que tu provavelmente já o leste mas caso não tenhas lido, acredita que vale a pena! "Queimada Viva" li-o numa semana, Grande record para que não tem o verdadeiro hábito da leitura, adorei, ainda mais por ser uma história veridica!
Agora... sobre pessoa... não lhe acho grande piada, o sono é normal, mas se tem mesmo que ser e se o teu futuro em questão assim o obriga... um, dois ou três cafezitos pode ser que ajude...

forçinha!

Beijokitas

Hélice in Neverland disse...

Não mas a moda mesmo é o SEGREDO! loooooooooool anda tudo xalado com esse livro!