sábado, 21 de junho de 2008

Tinha que haver explicaçao..

Para o facto de termos perdido com a Alemanha! E já Lapouge o sabia há mais de cem anos atrás. Adepto das questões antropométricas, utiliza o critério somático e o critério das qualidades sociais para fazer a distinção entre as raças.
Assim segundo a sua teoria, e não admira que tenhamos perdido no jogo a aéreo, a estatura dos alemães é deliberadamente maior ! Loiros, de olhos azuis, pigmentação clara e perfil dolicocéfalo, são considerados individuos de carácter nobre, corajosos, empreendedores, altamente vocacionados para o progresso!
Já no que toca ao "povo lusitano", a sua estatura é mais baixa (o que não é só teoria veja-se João Moutinho, Petit, Simão e companhia) , cabelos e olhos castanhos ou negros pigmentação morena, perfil mesócefalo. Das 3 categorias criadas por Lapouge, este perfil corresponde ao individuo menos trabalhador, mais indolente, mais preguiçoso, menos audaz....
Pois bem...tá explicado!

1 comentário:

Totuus disse...

só podia.....
acreditas que passei o jogo todo a pensar: "como é possivel ganharmos aos alemães se eles são grandes e rápidos como o caraças?!"...afinal já havia uma explicação cientifica!
bjs