terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O solisticio....

...Faz-me lembrar a teoria do Zeitgeist, a Parte I: A maior história alguma vez contada!

Em que as origens de vários deuses se resumem ao solisticio de Inverno. Desde toda a história da humanidade que os humanos perceberam que nao podiam viver sem o sol e que todo o planeta depende dele, tornando o sol no objecto mais adorado de todos os tempos. Tambem estavam conscientes das estrelas e prova disso é a cruz do zodiaco, uma das imagens mais conhecidas da história da humanidade e que representa o trajecto do sol e a sua posição em relação às 12 maiores constelações que representam 1 ano. A cruz simboliza ainda as 4 estações, os solisticios e equinócios. Tudo isto originou desde as primeiras civilizações mitos e personificações. Desde sempre o sol foi personificado com um criador invisivel e salvador da humanidade, assim como a dualidade bem vs mal, luz vs trevas também sempre existiu. Desde Horus 3000 a.c., passando por Krishna na India 900 a.c, por Mitra na Pérsia 1200 a.c., até Jesus Cristo, ao longo da história foram inumeras as figuras adoradas e que partilham de caracteristicas comuns como o facto de terem nascido a 25 de dezembro, ressuscitarem e possuirem poderes caracteristicas extraordinárias, por exemplo.

O Zeitgeist explica então o significado dos atributos comuns destas persongens:

- Porquê o nascimento a 25 de Dezembro_:

Devido à sequência astrológica, a estrela Sirius é no Leste a estrela mais brilhante a 24 de Dezembro e alinha-se com três estrelas brilhantes: As Três Marias. Estas 4 estrelas apontam para o nascimento do Sol no dia 25 de Dezembro!

No dia 21 inicia-se o solisticio de inverno e o sol atinge o seu ponto mais baixo no dia 22 e aparentemente fica 3 dias sem se mover...Depois de 3 dias, no dia 25 o Sol ergue-se e começa a deslocar-se para norte simbolizando o rumo á Primavera e à vida.

- Os 12 discipulos: Simbolizam os 12 signos do zodiaco.

Para teoria do Zeitgeist o Cristianismo não é mais que a história romana da adoração ao sol instrumentalizada politica e socialmente....

Curioso...



1 comentário:

A Mãe é que manda disse...

Eu celebro sempre todos os solstícios. O meu preferido é o de Inverno...