terça-feira, 30 de novembro de 2010

Estado de alerta!

Estou por aqui a pensar nas dezenas, centenas ou até mesmo milhares de estudantes que se encontram neste momento a passar grandes dificuldades... Por vezes, mais depressa temos consciência da pobreza que há no mundo, através das imagens que nos chegam pelos media, do que propriamente da pobreza que existe escondida muitas vezes dentro de "casa".
Ontem quando "ele" se aproximou de mim e me entregou uma carta pensei que seria um convite para um evento qualquer, mas não, era uma carta a relatar as suas dificuldades em continuar no ensino superior devido às dificuldades económicas. Mencionou que ainda nem sequer se matrículou este ano por não ter dinheiro para as propinas, que já tinha pedido para o pagamento poder ser realizado de forma mais faseada, mas até agora ainda não obteve respostas.
Disse que nos últimos tempos nem sempre pode vir a escola devido às despesas e que quando vem fica à mercê da caridade dos colegas, referindo ainda, não ter o instrumento principal para as aulas, um computador, facto este, que não lhe permite entregar os trabalhos a tempo, visto que, mais uma vez fica dependente dos computadores dos colegas.
Perante isto, afirmou que dia para dia se sente mais desmotivado e que o mais provável é ter que abandonar o ensino supeior pela falta de condições económicas.
Depois de ler isto não me sai da cabeça quantos Brunos, Anas, Martas e Migueis estarão nesta situação aqui mesmo...dentro da "nossa casa".

Sem comentários: